Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
0

Caraúbas/RN, 143 de Emancipação Política

Hoje 05 de março de 2011, a Terra das Caraubeiras completa 143 anos de sua emancipação. E o Caraúbas Em Cena faz uma pequena homenagem a essa Terra abençoada.

Entrada da Cidade

Pórtico de entrada

Caraúbas atualmente conta com uma População Total de 18.810 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 1.095,00 km² representando 2.074% do Estado,
0.0705%
da Região e 0.0129% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0.614 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Ano de Instalação: 1868 Microrregião: Chapada do Apodi Mesorregião: Oeste Potiguar Altitude da Sede: 144 m Distância à Capital: 259.5768Km Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

SUA HISTÓRIA
Caraúbas é derivado da existência de uma densa mata povoada por Caraúbas (Jacarandá copaia) – árvores de casca amargosa e folhas amarelas, situada na margem direita de um afluente do Rio Apodi. Caraúbas é uma planta da família das Bignoniáceas.
Ainda hoje existem diversas caraubeiras em nossa cidade, principalmente nas ruas da Praça São Sebastião e em outros locais da cidade.

Conforme Manoel Jácome de Lima (1958), diz que sobre a origem do nome de Caraúbas, o Dr. Manoel Dantas escreveu:
“As margens de um afluente do Rio Mossoró, eram tantas as Caraúbas que davam sobra e ostentava um cerne gigantesco que os viajantes, nas suas jornadas, marcavam sempre um ponto de descanso na várzea das Caraúbas, nome que passou a município e à cidade que hoje se ergue, com seu casario regular e bem tratado, no meio de extensos tabuleiros.”


O primeiro nome dado a Caraúbas foi Várzea das Caraúbas; depois os índios Payacus chamaram Carahu-mba (fruta da casaca negra) – nome de uma árvore na linguagem indígena (tupy Guarany); logo após os tropeiros chamaram-na de Caraúbas, nome que passou ao Município e posteriormente á cidade.
Com o crescimento da povoação foi criado o Distrito de Paz de Caraúbas no dia 23 de março de 1852, pela Lei Provincial nº. 250, sendo instalado um Juizado de Paz, depois é que passou a Município e, mais tarde, a Cidade.

Existem no Município Distrito de São Geraldo; os povoados de Cachoeira, Jordão e Mirandas; as comunidades: Rio do Umari, Santo Antônio, Mariana, Apanha-Peixe, Santana, além de outras. Mirandas, que hoje por erro técnico de políticos e funcionários do IBGE, desmembraram-na, favorecendo assim, ao município vizinho de Upanema.


CARAÚBAS ONTEM E HOJE


Ontem: Estação Ferroviária de Caraúbas


Hoje: Casa de cultura Manoel do Violão

Ontem (Igreja Matriz de São sebastião) 


Igreja Matriz de São Sebastião



Ontem (Hotel Olho D'água do Milho)


Hoje (Hotel Olho D'água do Milho)
VÍDEOS QUEM MOSTRAM UM POUCO DA HISTÓRIA DE CARAÚBAS









PARABÉNS CARAÚBAS!

Fotos e Histórico extraído de: http://www.caraubas.rn.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100124027
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...