Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
0

Quando o São João chegar

Origem, danças, comidas, santos festejados
Festas juninas, antes conhecidas como joaninas, relativo a São João, foram trazidas ao Brasil, pelos portugueses e incorporadas à cultura brasileira, pelos índios e afro-brasileiros.

Pela história, era relacionada com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrado no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e que passou , na Idade Média, a ser uma festa cristã, relacionada a São João e conhecida como festa de São João.

Ela festeja, no Brasil, três importantes santos católicos, Santo Antonio, 13 de junho, São João, 24 de junho e São Pedro, 29 de junho. Em Portugal, estas festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diferentes feriados municipais: Santo António, em Lisboa, São Pedro no Seixal, São João, no Porto, em Braga e em Almada.

Grupo palmense representa o Tocantins no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas
Foto: Fernando Alves

São celebrações encontradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos (França, Irlanda e Portugal nos países nórdicos e do Leste europeu). As fogueiras de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados (como o casamento fictício no baile da quadrilha nordestina) são costumes, ainda hoje, praticados em festas de São João européias.




Comidas e Bebidas Típicas

Entre as comidas consumidas no período junino estão: Arroz doce, Bolo de batata-doce, Bolo de fubá, Bolo de macaxeira, Bolo de milho verde, Broa de fubá, Canjica ou munguzá, Curau, Cuscuz de milho, Pamonha, Pamonha com coco, Pé-de-moleque, Pé-de-moleque de rapadura, Pipoca doce, Pipoca salgada, Sopa de milho verde, Tapioca, Quentão,Vinho quente. 

Fonte consultada: Wikipédia

Aqui na região não é diferente, são muitas as festas, crenças, comidas, danças e grandes eventos juninos, caracterizado sempre pela forma nordestina de ser. Cidades como Assu, Mossoró se destacam pela grandiosidade de seus eventos, que atrai todos os anos milhares de pessoas. Aguardemos então a vasta programação junina no RN, especialmente aqui na região.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...