No próximo sábado (26), será realizada a Hora do Planeta, evento em que pessoas do mundo todo apagam as luzes durante 1h em homenagem à Terra. Criado pelo WWF, ele tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a importância de combater o aquecimento global.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de São Paulo vai aderir ao movimento. Em 2011, oito monumentos da cidade ficarão apagados entre 20h30 e 21h30: Obelisco do Ibirapuera, Mercado Municipal, Monumento às Bandeiras, Ponte Estaiada, Teatro Municipal, e as novidades, Arcos do Anhangabaú, Biblioteca Mário de Andrade e Estádio do Pacaembu.
Outras capitais que aderiram foram Aracaju (SE), Goiânia (GO), Natal (RN), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). O estado com maior número de participantes, até o momento, é São Paulo, totalizando oito prefeituras.
Esse movimento é realizado pelos governos, mas também por pessoas, comunidades e empresas. O Secovi-SP (Sindicato da Habitação), por exemplo, também vai participar, apagando as luzes dos dois prédios da entidade (um na Vila Mariana e outro no Centro) e fará uma campanha com todos os colaboradores e associados.
Interatividade
O portal da Hora do Planeta 2011 (www.horadoplaneta.org.br) abriu um espaço para a participação dos internautas, que já podem se manifestar contando as ações que pretendem realizar no próximo dia 26 de março. Os relatos podem ser enviados para o e-mail comunicacaohp@wwf.org.br, com o nome, a cidade e o endereço eletrônico de cada um.
Além disso, as pessoas também poderão enviar, para o mesmo endereço eletrônico, as fotos que foram tiradas durante o evento em suas cidades. Aquelas com boa resolução serão publicadas na galeria do site.
Bem para o planeta e economia para o bolso!
O ato é importante para conscientizar a população mundial. Mas ele é apenas simbólico. E isso significa que não basta apenas apagar as luzes durante 1h em um dia do ano inteiro, mas é preciso mudar as atitudes no cotidiano.
Você sabia que, no mundo, 20% dos gases poluentes que causam o efeito estufa são gerados a partir da produção de energia elétrica? Por isso, confira algumas dicas do Instituto Akatu, fáceis de adotar na rotina e que vão ajudar tanto o planeta como também o seu bolso, reduzindo a conta de luz no fim do mês!
Lâmpadas fluorescentes: uma de 20 watts ilumina mais do que a lâmpada incandescente de 60 W e ainda pode durar até dez vezes mais que essa última.
Luz natural: evite acender lâmpadas durante o dia. Para clarear a casa, abra as janelas e aproveite a luz do dia o máximo que puder. No mesmo sentido, apague a luz em ambientes onde não há ninguém.
Selo Procel: compre equipamentos que venham com o Selo Procel, pois ele qualifica aqueles que têm maior eficiência no consumo de energia. A classificação vai do A, que é o mais eficiente, até o E, com menos eficiência.
Eletroeletrônicos: todo e qualquer aparelho que não esteja em uso (computador, rádio, televisão, DVD, etc) deve ser desligado. A televisão ligada na sala ou no quarto, sem ninguém para assisti-la, é um desperdício de energia.
Stand by: embora os aparelhos estejam aparentemente desligados, não se engane: o modo stand by também gasta energia. Por isso, a dica é desligá-lo diretamente no botão.
Chuveiro: por mais tentador que seja, tome banho o mais rápido possível. No inverno, o gasto de energia com esses aparelhos aumenta, por conta da resistência para esquentar a água. Por isso, quanto mais curto o banho, menor a conta de luz.
Geladeira: primeiro, quando abrir a geladeira, tire tudo que vai precisar, avitando o abre-e-fecha, e não guarde alimentos ainda quentes. Além disso, em tempos mais frescos e no inverno, regule o termostato adequadamente, exigindo menos da geladeira, e ainda verifique a borracha de vedação.
Versão anterior
Em 2010, a Hora do Planeta estabeleceu recordes no mundo, com a adesão de 105 países, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais. Já no Brasil, a participação envolveu mais de 3 mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras.

Fonte:
http://verde.br.msn.com/hora-do-planeta.aspx